O objetivo da sinalização de incêndio é incutir e estabelecer a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger e orientar o indivíduo sobre qual caminho traçar de forma clara objetivando a integridade física e saúde dos trabalhadores, em conformidade com a NR 26.

• Projetos de Sinalização em Geral;
• Sinalização de Segurança do Trabalho;
• Iluminação de Emergência;
• Sinalização contra incêndio;
• Sinalização de Rota de Fuga e Plano de Abandono de Área;
saídas de emergência

• Placas de sinalização

•Sinalização de emergência

As sinalizações contra incêndio são placas dispostas em uma determinada área que tem como objetivo instruir sobre o posicionamento dos equipamentos de combate a incêndio, bem como orientar sobre o local exato das saídas de emergência.

A Sinalização de segurança é de fundamental importância dentro de um ambiente. Além de orientar as pessoas a saírem do local de uma forma rápida e segura em caso de emergência ou incêndio, ela pode também orientar sobre a utilização dos equipamentos de combate a incêndio, auxiliando na prevenção de incêndios de maiores proporções.

A indicação e a colocação das placas de emergência devem obedecer a regulamentação existente, por isso, devem ser realizadas por empresas capacitadas.

As placas de sinalização de emergência contra incêndio são regulamentadas pelo corpo de bombeiros de cada estado. Aqui no Rio de Janeiro o órgão responsável pela regulamentação é o CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro).

Existem algumas legislações que tratam do assunto, dentre elas a ABNT NBR – 13434 que fala sobre sinalização de segurança e iluminação de emergência contra incêndio e pânico.

Solicite Seu Orçamento

O que as Placas de sinalização de incêndio devem indicar?

Sinalização de Emergência Contra Incêndio

Existe uma infinidade de placas de sinalização de incêndio que podem e devem ser utilizadas quando falamos em Sinalização de emergência contra incêndio. Cada uma delas orienta sobre um ponto específico. No geral, elas devem indicar:

- Trajetos específicos para deficientes físicos;

- Direção de saídas;

- Impedimentos ou bloqueios que dificultem ou causem maiores riscos durante o trajeto, tais como colunas, pisos desnivelados etc.;

- Onde estão dispostos os equipamentos contra incêndio;

- Ambientes e objetos que possam produzir maiores riscos.

Quais tipos de sinalização de incêndio e emergência meu estabelecimento deve possuir?

Para cada estabelecimento se é exigido uma determinada quantidade de placas de sinalização de incêndio, pois cada um deles pode possuir uma demanda maior ou menor de informação. Cada ambiente tem suas peculiaridades e tamanhos diferenciados, por isso, uma avaliação física do local deve ser realizada antes mesmo de serem instaladas as placas de sinalização de incêndio.

De acordo com o CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) existe uma quantidade mínima de placas de sinalização de incêndio e emergência a ser respeitada por todos os estabelecimentos no que se refere a sinalização de emergência. Todos os ambientes devem possuir placas de sinalização de incêndio que indiquem a saída, a localização de extintores, a proibição do uso do cigarro e o risco de choque elétrico. 

O que oferecemos

Acontecimentos

Empresa Credenciada 

Sobre nós

"Sua segurança é a nossa missão."

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

                                    Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados - Consult Fire Consultoria e Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio

                                                                          Terceirização de Bombeiro Civil  | Manutenção e Recarga de Extintores

 

                                                                                                        

Email : contato@consultfire.com.br Tel.: (21) 3577-2489

CNPJ: 25.301.899/0001-03

Faça a sua inscrição